Como a saúde mental afeta a produtividade no trabalho.
Mesmo antes da pandemia, o Brasil já registrava um alto índice de casos de depressão e ansiedade. Hoje, infelizmente somos líder no ranking mundial desses transtornos psicológicos.
Com o surgimento da Covid-19 e o agravamento da pandemia, tudo indica que esse quadro irá se agravar. Numa sociedade acelerada e uma geração que nunca passou por um confinamento social, a quarentena tem gerado muito stress, tédio e ansiedade nos brasileiros, obviamente, isso acaba afetando a produtividade no trabalho. Fora isso, temos outro fatores, como: angustia, medo, fobia e mal humor que invadiram a mente de muitos.
Falar de produtividade é falar de saúde mental, claro que questões como capacitação e ferramentas de trabalho afetam diretamente, mas a saúde mental se faz importante nesse caso.
Estudo liderado pela OMS estimou que os transtornos depressivos e de ansiedade custam, em perda de produtividade anual, cerca de 1 trilhão de dólares à economia global, isso corrobora com o que foi dito no anteriormente que, saúde mental e produtividade estão relacionados.
Obstáculos e dificuldades
Infelizmente vivemos numa sociedade que não dá a devida atenção à saúde mental. E isso não seria diferente dentro de um ambiente corporativo. Logo, se torna um desafio influenciar os fundadores e diretores das empresas para elaborar algum plano, ou até mesmo, pequenas rotinas que colaborem com a saúde mental dos seus colaboradores.
O RH pode, por exemplo, criar indicadores de produtividade na empresa (e não apenas de absenteísmo). Parcerias que envolvam seguro saúde para gerir programas preventivos são ótimas soluções para abraçar estratégias de melhoria de saúde mental.
E na vida pessoal?
Vale levar em consideração que na vida pessoal não podemos deixar de lado. Existem algumas dicas para melhorar a saúde da sua mente e contribuir com o seu rendimento no trabalho e que, com a ajuda de um Psicólogo fica mais fácil a execução e compreensão de alguns métodos.
Identifique e quebre o ciclo da autossabotagem. Ela é sua principal inimiga
Pare de procrastinar
Peça ajuda. Procure parceiros e aliados!
Movimente seu corpo. Encontre um esporte ou atividade física que lhe traga prazer.
Purifique sua mente. Meditação é uma ótima alternativa.
Gerencie seu tempo. Defina prioridades. Aprenda a dizer “não”. O tempo é mesmo para todos.
Entenda seus limites.
Descanse, divirta-se! Tire um tempo pra si.
Comece, dê um passo de cada vez, defina pequenas metas e continue persistindo!
Fonte: https://rhpravoce.com.br/posts/saude-mental-e-a-produtividade-nas-empresas
Comments