Como a definição de um propósito na sua vida pode influenciar na sua saúde
Qual é o seu propósito?
Você ja parou para pensar, alguma vez, sobre o seu propósito? Pois saiba que defini-lo e buscar alcançá-lo, diariamente, pode fazer toda a diferença na sua vida e inclusive na sua longevidade.
Estudos recentes realizados pela Universidade de Michigan, ao analisar mais de 6 985 americanos acima de 50 anos, concluíram que indivíduos sem um forte propósito de vida encaravam uma maior taxa de mortalidade ao longo dos anos. Interessante, não é?
Em um outro artigo, este em revisão, no qual foram avaliados os resultados de 31 estudos prévios, que aponta para o fato de que ter um propósito estaria relacionado a boa saúde e bem-estar entre os idosos.
Mas como eu posso traçar um propósito?
“Senhor Gato, qual caminho devo tomar?” – perguntou Alice quando chegou a uma bifurcação
“Depende, aonde você quer chegar?” – Reverteu a pergunta o Gato
“Eu não sei” – Respondeu Alice
“Então tanto faz” – Finalizou o Gato
Este simples diálogo entre Alice com o Gato no livro: Alice no país das Maravilhas, ilustra o quão importante é termos clareza de onde queremos chegar. Com o advento da internet, redes sociais e a variedade de tecnologias a nosso dispor, vivemos numa sociedade acelerada, a curto prazo e acabamos por esquecer da nossa verdadeira essência e consequentemente ficamos sem saber qual caminho seguir.
Então, para definirmos nosso propósito de vida, precisaremos refletir sobre três pilares que sustentarão essa base sólida.
1 – PRINCÍPIOS (MORALIDADE)
Quais princípios são coerentes com o nosso momento atual? Quais fazem mais sentido? Esses princípios podem ser encontrados como base de condutas éticas de organizações governamentais ou não-governamentais íntegras. Vou lhes dar alguns exemplos abaixo:
Humildade
Discernimento
Não-julgamento
Não-resistência
Desapego
Presença
Observação
Bondade
Generosidade
Amor
2 – MISSÃO (CONCENTRAÇÃO)
A missão é o guia do que nos comprometemos a ser todos os dias. Já a concentração – cujo significado é “junto ao centro” ou “com centro” – é o mapa para seguirmos em nossa jornada. Uma missão é uma frase curta que define aquilo que queremos ser diariamente. Com os exemplos abaixo ficará melhor para você compreender:
Ser bondoso e amável com as pessoas e buscar trocar condenação por compreensão
Ser comprometido com o que me determino a fazer e seguir em frente mesmo diante de dificuldades e adversidades
Ser uma pessoa melhor a cada dia, observar meus erros e falhas para aprender e evoluir com eles
Ser a mudança que eu quero ver no mundo
3 – VISÃO (SABEDORIA)
Poder enxergar mais adiante é a qualidade que torna as pessoas de sucesso visionárias. Mas, geralmente, nos sabotamos quando tentamos traçar uma visão, seja por medo, insegurança ou até mesmo não saber como lidar com o sucesso alcançado. A visão é apenas um norte, a direção a se seguir, mas dentro dela existem inúmeras variações e coisas podem acontecer, ou não.
A visão pode ser direcionada ao âmbito pessoal, profissional, social, espiritual ou de relacionamentos. Deve ser construída também de uma maneira direta e objetiva e, se for concreta, pode ter um prazo a ser alcançada. Segue alguns exemplos:
Tornar-me um multiempresário com filiais fora do país
Alcançar um estado elevado de consciência e realização espiritual
Ser inspiração para meu círculo social evoluir em conjunto
Ser referência de especialista da área de marketing até 2025
Montar minha própria empresa e atuar na área que eu amo até 2018
Formar uma base familiar sólida e construtiva para a sociedade
Viajar pelos cinco continentes e conhecer o máximo de culturas possíveis
Mas e a saúde?
Como havia dito no inicio do post, a definição do propósito está relacionado com a saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há três pilares para o envelhecimento ativo: saúde, segurança e participação. Hábitos saudáveis, combate a fatores de riscos (tanto físicos, como financeiros), proteção e dignidade, esses princípios também englobam a participação em atividades socioeconômicas, culturais e espirituais. E indo além, diria que ter um propósito também seja uma das formas de se alcançar qualidade de vida na velhice.
Comments